Academia Brasileira de Filosofia

 
        A Academia Brasileira de Filosofia foi fundada em 1989 por dezenas de filósofos dos mais atuantes na cultura brasileira, vindos de todos os Estados da Federação, mas com predominância na cidade do Rio de Janeiro por definição estatutária. É estruturada como uma instituição sem fins lucrativos ou econômicos e já conquistou os títulos de Utilidade Pública Federal, Estadual e a Lei Municipal.
.....A Academia tem por objetivo estatutário a defesa, a divulgação e a preservação da memória da cultura filosófica brasileira, da memória dos seus membros, dos principais pensadores nas mais diversas áreas do pensamento, além da organização de eventos filosóficos nacionais e internacionais. São 60 cadeiras para membros efetivos e perpétuos. Integram ainda os quadros da Academia membros correspondentes em vários países do mundo, como a França, Portugal, Estados Unidos, Japão, Espanha e Itália, com grandes nomes da filosofia internacional e seus desdobramentos nas ciências naturais e humanas.

Obejtivos

 

     A ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA é uma associação que tem por objetivo cultural a memória, a preservação, o estudo, a pesquisa, o ensino e a divulgação da cultura filosófica brasileira e suas relações com a filosofia internacional. Perpetuando a memória dos seus membros, ela os prioriza nos planos nacional e internacional.
.....
A filosofia brasileira é considerada patrimônio histórico material e imaterial da cultura brasileira. Nesse sentido, a Academia defende as liberdades de pensamento, expressão e demais formas do exercício da liberdade, incentivando o debate das idéias, dos valores, da Democracia e do Estado de Direito...

DOAÇÕES E PATROCÍNIO

 

A Academia Brasileira de Filosofia completou 20 anos em 2009. Em todos esses anos recebeu doações de pessoas físicas e jurídicas. Até o momento nunca recebeu subvenção pública federal, estadual ou municipal. Todas as grandes instituições de caráter cultural-científico recebem doações que possibilitam a realização dos ideais mais elevados. As doações contribuirão para o desenvolvimento da Educação, Cultura, Ciência e Desenvolvimento em geral do Brasil. Contribuir para a Cultura Brasileira é ajudar na construção da Civilização Brasileira.

 

VÍDEOS

 

Nesta seção você poderá assistir a vídeos da ABF:
entrevistas, palestras, eventos, entre outros.

Saiba mais...